Ligue grátis! 0800 - 606 - 2806

FTTH – A fibra até a sua casa

FTTH é a sigla de Fiber to the home, traduzindo: fibra até a casa.  É uma tecnologia de interligação através de fibra ópticas para o fornecimento de serviços acesso à Internet, telefonia e TV digital.

A fibra óptica é levada até as residências, em substituição aos cabos de cobre ou cabos coaxiais (utilizados em televisão a cabo). As residências são conectadas a um ponto de presença da operadora de serviços de telecomunicações.

A rede óptica passiva é uma rede óptica multiponto que viabiliza o compartilhamento de uma única fibra óptica entre diversos pontos finais, os usuários. Não existem elementos ativos entre o equipamento do provedor de acesso e o equipamento instalado junto ao usuário. O sinal óptico é transmitido por uma fibra e nela são feitas derivações através do uso de divisores ópticos passivos para conectá-la aos clientes. Desta forma disponibiliza para os usuários finais alocação dinâmica de banda entre 1Mbit/s e 1Gbit/s, para as aplicações de voz, dados e vídeo.

A necessidade de largura de banda não vai diminuir, vai crescer exponencialmente uma vez que as pessoas estão utilizando banda larga para consumir serviços como: vídeo HD, computação na núvem e jogos online. Esses serviços demandam acesso rápido a grande rede.

FTTH é a tecnologia banda larga para o mercado de massa do futuro, ela possibilitará o transporte simultâneo de uma série de serviços, tais como Internet com acesso muito mais rápido, telefonia e televisão, através de uma única fibra óptica.

Vantagens

Em Virtude das suas características, as Fibras ópticas apresentam várias vantagens sobre os sistemas elétricos.

  • Dimensões Reduzidas.
  • Capacidade para transportar grandes quantidades de informação (dezenas de milhares de conversações num par de Fibra).
  • Atenuação muito baixa, o que permite grandes espaçamentos entre repetidores.
  • Imunidade às interferências eletromagnéticas.
  • Não conduz eletricidade.Fibra Óptica
× WhatsApp da Pontocomnet